O que é o Espiritismo?

O que é o Espiritismo?

Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações. Podemos defini-lo assim: O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. (Allan Kardec, O que é o espiritismo, p. 40).

O espiritismo não tem caráter isolado de uma filosofia, de uma religião, porque é ao mesmo tempo, religião, filosofia e ciência. Simultaneamente revelação divina e obra de cooperação dos Espíritos humanos desencarnados e encarnados. Tem a característica singular de ser impessoal, complementar e progressiva; primeiro, por não ser fruto da revelação de um só espírito, nem trabalho de um só homem, segundo por ser a complementação natural, expressa e lógica das duas primeiras revelações divinas (a de Moisés e a do Cristo), terceiro, porque, como disse Kardec, ele jamais dirá a última palavra.

É CIÊNCIA - Porque investiga, experimenta, comprova, sistematiza conceitua lei, fatos, forças e fenômeno da vida, da natureza, do pensamento e dos sentimentos humanos.

É FILOSOFIA - Porque cogita, induz e deduz ideias e fatos lógicos sobra a causa primeira e seus efeitos naturais, generaliza, e sintetiza, reflete, aprofunda e explica, estuda, discerne, define motivos e consequências.

É RELIGIÃO – Porque de suas constatações científicas de suas conclusões filosóficas, resulta o conhecimento da paternidade Divina e da irmandade universal de todos os seres da Criação, estabelecendo desse modo, o culto natural do amor de Deus e ao seu próximo.

  Infinitamente superior a todas as ciências limitadas, dispensa laboratórios sofisticados, aparelhagens caras e rígidos métodos empíricos. Imensamente mais eficaz do que todas as demais filosofias conhecidas, não se perde em devaneios da inteligência, nem se limita exclusivamente a fenômenos materialmente verificáveis ou deduzíveis por meio de insuficientes raciocínios de logica matemática. Incomparavelmente mais racional e eficiente de que qualquer outra religião, dispensa sacerdócio, altares, rituais e dogmatismos, porque atua diretamente sobre o entendimento e o coração de cada pessoa, fala à alma de cada indivíduo e assenta o seu império na mente de cada ser. (Áureo, Universo e Vida, 4. Ed., p.163-166, psic. Hernani T. Santanna).

Nós utilizamos cookies para oferecer a você uma melhor experiência de navegação. Ao utilizar nosso site, você está ciente e aceita essa funcionalidade. Para mais informações, consulte nossa Política de privacidade.